#TBT: GTA IV - Polêmicas e Controvérsias:

Fontes: Wikipedia, Rockstar Games, Techmundo, Publico.pt


  Grand Theft Auto IV (GTA IV), o jogo que deu início à quarta geração da nossa querida série de jogos da Rockstar Games, foi (e ainda é) um dos jogos mais premiados de todos os tempos, até mesmo considerado por alguns, o melhor jogo da série GTA.



  Pelos quatro cantos do mundo, críticos especialistas elogiam GTA IV. Os mais importantes sites e revistas especializados em jogos do mundo fizeram análises do jogo. Grand Theft Auto IV recebeu excelentes notas. Os sites agregadores de análises Metacritic e GameRankings consideraram um dos jogos de maior pontuação de todos os tempos. A edição de maio de 2008 da Xbox Magazine publicou o primeiro review de GTA IV, dando ao jogo a pontuação máxima de 10/10 a publicação afirmou que o jogo tem um "mundo realista surpreendente; uma história verdadeiramente cativante e um imensamente divertido multiplayer" e que é "grande em todos os aspectos". A Official UK PlayStation Magazine também deu nota máxima para o jogo descrevendo-o como o melhor de todos os GTAs. A Xbox World 360 deu nota 98% para o jogo, sendo a maior nota já dada antes pela revista. O site GameSpot deu nota 10 (perfeito) para o jogo, tornando-se o primeiro jogo desde 2001 a receber essa classificação. O jogo foi considerado "indubitavelmente o melhor GTA de todos" pelo site.
  Até mesmo o jornal americano The New York Times elogiou o game, descrevendo o jogo como "violento, inteligente, profano, encantador, ofensivo, esperto, ricamente texturizado e rigorosa ordem de trabalhos culturais" sendo assim uma "sátira disfarçada de diversão".

Matéria do jornal The New York Times falando sobre GTA IV.

  Apesar das boas críticas e do sucesso estrondoso de vendas, nem tudo foram flores para Grand Theft Auto IV. Desde antes, até depois do lançamento o jogo tem sido tema de diversas polêmicas e controvérsias. Algumas organizações da cidade de Nova York se manifestaram negativamente como a "Mothers Against Drunk Driving" (Mães contra a Condução Alcoolizada). A organização pediu a ESRB que o jogo fosse reclassificado de "M" para "AO" ("Somente Adultos") porque o jogador pode dirigir sob o efeito do álcool.

  Em 2007, o advogado Jack Thompson, que já havia lançando diversas campanhas contra os jogos anteriores da série e contra o jogo Bully também da Rockstar Games, prometeu tomar providências para proibir a venda do jogo para menores. Em março de 2007, a Take-Two Interactive abriu uma ação judicial contra o advogado, que estaria tentando impedir o lançamento do jogo. Em 18 de setembro de 2007, o advogado apresentou um documento ao tribunal federal da Flórida, afirmando que estaria sendo retratado em uma missão no qual o protagonista deveria matar um advogado. Jack Thompson afirmou que se as semelhanças não fossem retiradas ele tomaria as "devidas providências para impedir o lançamento do jogo."

  Após o seu lançamento, oficiais de Nova York estavam revoltados com a escolha da cidade como inspiração para o jogo. O porta-voz do prefeito Michael Bloomberg disse que "o prefeito não suporta qualquer jogo em que se ganha pontos por ferir ou matar policiais". Apesar de não se "ganhar pontos", o jogador precisa matar policiais em determinadas partes do jogo para avançar no enredo.  Em resposta, Jason Della Rocca diretor executivo da International Game Developers Association acusou os críticos de hipocrisia por criticar somente videogames, e não livros, programas de TV e filmes que também utilizam temas violentos com Nova York como palco.

  Na Nova Zelândia e na Austrália, as cópias tiverem de ser editadas para tornar o jogo menos violento e assim a venda ser permitida. Nesses países, foram removidas as cenas de insinuação de sexo com prostitutas, na versão original, o grande excesso de sangue que sai do corpo de quando alguém é baleado deixa marcas de pegadas ou de pneus quando o protagonista passa por cima de corpos, na versão australiana isso foi retirado, as marcas de feridas de balas também foram substituídas por pequenas descolorações. Outra modificação, ocorrida no mundo inteiro, é o fato de que, quando o jogador atira na cabeça de uma pessoa, a cabeça da pessoa morta some. Obviamente, a censura caiu sobre esse fato em que, mesmo que o indivíduo perca sangue ao levar o tiro, sua cabeça permanece intacta.

  Há relatos no Reino Unido e Estados Unidos de crimes cometidos por jogadores de Grand Theft Auto IV e contra vendedores de lojas que o vendem. Um exemplo disso foi em junho de 2008, quando seis adolescentes foram presos por roubar várias pessoas e tentar roubar um carro. Quando interrogados pela policia, afirmaram ter se "inspirado" em Grand Theft Auto IV.


Reportagem do jornal Daily News em que o porta-voz do prefeito de NY, Michael Bloomberg, fala sobre o GTA IV.

  Segundo o site Computer and Video Games, ao todo, a empresa soma mais de US$ 1 bilhão em pedidos de indenização. Um dos casos mais célebres foi do advogado Jack Thompson, (já citado acima) inimigo declarado da franquia, que exigiu que a empresa pagasse cerca de US$ 390 milhões como uma espécie de multa pelo lançamento de Grand Theft Auto IV, o qual ele considerou como um “um simulador cooperativo de assassinatos”.

  Órgãos governamentais importantes também criticaram negativamente o jogo, como a PTC (Parents Television Council), que descreveu o jogo como "repugnante, violento, imoral e de mau gosto".

  Apesar das controvérsias, o jogo foi considerado o produto de entretenimento mais rentável da história, segundo o Portal G1. (Mas acabou perdendo esse título para o Call of Duty: Modern Warfare). De acordo com a reportagem, o jogo teve 3,6 milhões de vendas nas primeiras 24 horas após o lançamento, arrecadando US$ 310 milhões.

A categoria "produtos de entretenimento" engloba, também, filmes e livros. Com seus números superlativos, GTA IV derrubou, por exemplo, o livro Harry Potter and the Deathly Hallows, que arrecadou US$ 220 milhões em suas primeiras 24 horas de estreia, o jogo Halo 3, que fez US$ 170 milhões, e o filme Spider-Man 3, que fez US$ 60 milhões.

No dia 13 de maio de 2008, os editores do Guiness, o popular livro dos recordes, anunciaram que GTA IV será registrado em sua próxima edição nas categorias "jogo que mais faturou em 24 horas" e "produto de entretenimento que obteve maior lucro em 24 horas".




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