IGN - Como GTA Online mudou a Rockstar North:

"Agora o nosso foco está em GTA Online, que ultrapassou as nossas expectativas."



Por Daniel Krupa (IGN) - Hoje, GTA Online é muito diferente de quando foi lançado.

A grande cidade de Los Santos, transmitida para os jogadores pelo Grand Theft Auto V, foi feita para sempre evoluir com o tempo. Embora inicialmente tenha sido marcado pelos problemas no servidor, tem crescido através de uma sucessão de atualizações gratuitas, incluindo os excelendes Golpes com múltiplos jogadores e, consequentemente, por isso tem uma base fiel de jogadores. Atualmente, 8 milhões de pessoas se conectam ao GTA Online por semana.





Os Eventos do Modo Livre são a próxima atualização importante do jogo. Um conjunto de novos e variados desafios que só são possíveis nos consoles da nova geração e nos PCs mais modernos. Você pode ler mais sobre a atualização no nosso "hands-on" e saber como eles irão revigorar GTA Online.

Mas o que vem depois? Nós falamos com o diretor de design da Rockstar North, Imran Sarwar, sobre o futuro de GTA Online. Como os novos consoles permitem novos tipos de experiências e como GTA Online mudou a Rockstar North como desenvolvedora.

- COMO GTA ONLINE ESTÁ MUDANDO A ROCKSTAR NORTH:

A Rockstar North normalmente leva anos para produzir um episódio da serie GTA, mas a produção de GTA Online foi feita para nunca cessar. Isso mudou não só a maneira como a equipe trabalha, mas também em como ela está pensando em projetos futuros.

"Grand Theft Auto Online mudou o fluxo de desenvolvimento que estávamos acostumados a fazer, o que tem sido uma experiência de aprendizagem para todos", diz Sarwar. "A mudança de trabalhar em um jogo online que está sempre evoluindo significa que há menos pausas na produção -. Estamos constantemente produzindo conteúdos para GTA Online juntamente com todo o resto que estamos trabalhando. Nós estivemos muito animados com a ideia de um multiplayer online há muito tempo, e com a natureza evolutiva que GTA Online se tornou, nós estamos sendo capazes de realizar muitas de nossas ideias, o que está sendo uma fantástica experiência. O sucesso de GTA Online significa que estaremos prontos para trabalhar em muitas coisas no futuro também com a tonelada de coisas que aprendemos. E viremos com mais ideias para jogos futuros."

GTA Online não está sendo terceirizado ou sendo mantido por uma sub-equipe dentro da Rockstar North. Para garantir que o núcleo do jogo seja consistente, não há divisão.

"Cada membro importante da equipe que lançou Grand Theft Auto V trabalhou em todos os aspectos de GTA Online, desde os Golpes até estas últimas atualizações. Essa é a nossa abordagem inicial de GTA Online -. Quisemos criar uma experiência que tivesse a mesma qualidade que nos esforçamos para fazer no single-player de nossos jogos, e nós acreditamos que os jogadores poderiam ter os dois sem sacrificar um ou outro. GTA Online tem mostrado ser interessante e importante mais para ser separado da missão principal de toda a equipe."

- POR QUE O PS3 E XBOX 360 FORAM DEIXADOS PARA TRÁS:

Infelizmente, o PlayStation 3 e o Xbox 360 não receberão a atualização dos Eventos do Modo livre de GTA Online, mas esse é o resultado de um desejo de levar a experiência do jogo em direções novas e mais tecnicamente exigentes. O jogo chegou ao ponto de não ser mais possível adicionar novos conteúdos sem que comprometa o funcionamento do sistema dos consoles da antiga geração.


"A razão técnica principal é a capacidade de memória dos sistemas mais antigos", diz Sarwar. "Estamos constantemente adicionando novos itens para o jogo em cada atualização e depois de um ano de GTA Online, estamos começando a nos aproximar do limite de memória dos antigos consoles. Nós quase chegamos no fim da capacidade do sistema após o lançamento dos Golpes, mas com alguma programação criativa, conseguimos ainda trazer a atualização Dinheiro Sujo para esses sistemas mais antigos. Mas não podemos fazer mais nenhuma alteração significativa sem colocar a estabilidade de todo o jogo online em risco."


Mas daqui para frente essas restrições não irão mais existir, com o poder do PS4, Xbox One e PC abrindo novas possibilidades para GTA Online.

"Depois de quase dois anos de atualizações de conteúdo entregues regularmente à esses sistemas, estamos agora focados nas oportunidades oferecidas pelos poderosos PS4, XB1 e PC - e nós temos algumas ideias realmente divertidas para tirar proveito máximo destas máquinas mais potentes. Trazer o Editor Rockstar e as mudanças da atualização dos Eventos do Modo Livre são um bom começo (e só o começo) do que queremos realizar com GTA Online à longo prazo.
Com o fato de simplesmente nos permitirem utilizar mais memória, o poder adicional significa que podemos criar tipos de jogos mais complexos e trabalhar em algumas ideias que só estes novos sistemas podem permiti. Estamos realmente animados para saber como GTA Online pode continuar evoluindo como uma plataforma com estes novos sistemas."

- COMO UMA RESPIRAÇÃO PESADA INSPIROU A BESTA:

Um dos melhores desafios da nova atualização é o Caça-besta. Um caso sobrenatural em que um jogador se transforma em um lobisomem adolescente completo com uma jaqueta vermelha do time, e tem que visitar as localizações-chave por todo o mapa. Ele ou Ela é invisível no radar para os outros jogadores, que devem trabalhar juntos para caçá-lo. Quando a besta atinge um checkpoint, sua localização é revelada por 10 segundos, dando aos caçadores uma chance de achá-lo.



Apesar do animal se parecer bastante com Teen Wolf, a história de como o modo surgiu está muito longe de uma simples triagem do filme.
"Um dia, durante uma das grandes "playtests" de GTA Online nos estúdios, podíamos ouvir alguém respirando bem alto e gemendo no microfone, situação que qualquer um que joga jogos online já deve ter passado." Sarwar explica. "Ninguém sabia quem era, de modo que rastrear a pessoa tornou-se prioridade número um e isso nos deu a ideia de um modo que utilizasse sinais de áudio para perseguir um monstro do outro lado da cidade -. E, assim, o caça-besta nasceu."

- QUAL É O FUTURO DE GTA ONLINE?

Em média, mais de 8 milhões de jogadores entram em GTA Online por semana, com os usuários mais ativos do que tinha em seu primeiro ano. Mas o que vem depois? E o quão a frente a Rockstar North está planejando?

"Não há nenhum limite de tempo específico no momento", diz Sarwar. "Enquanto as pessoas continuarem jogando e desfrutando de GTA Online, vamos continuar evoluindo o o conteúdo e a experiência. Nós ainda temos uma tonelada de ideias que nós gostaríamos de ver no jogo e nós vamos continuar acrescentando até o limite do possível."

Muitas das grandes adições ao GTA Online (como os Golpes e a próxima Eventos do Modo Livre) tem sido gratuitas. Parece que esta continuará sendo a estratégia daqui pra frente. Garantindo que o máximo de pessoas possam desfrutar das novas adições.

"Fazer as atualizações de GTA Online serem gratuitas e acessíveis para todos, nos permite manter nossa base de jogadores unida enquanto o jogo evolui. Nós acreditamos que esta abordagem oferece à toda a comunidade a melhor gama de opções para eles escolherem como jogar, mantendo todos os jogadores juntos. O mais importante é que os jogadores achem a experiência agradável e possam compartilhar com todos os seus amigos - o que só é realmente possível com atualizações gratuitas."

Mas enquanto os Golpes foram excelentes e ajudaram a trazer pessoas de volta ao GTA Online, não parece que estaremos recebendo muito mais no futuro próximo.

"Os Golpes tem sido um enorme sucesso, e eles realmente revitalizaram a comunidade de GTA Online," Sarwar explica. "Os Golpes incentivaram as pessoas a jogar juntas, dando-lhes a chance de ganhar grandes quantias de dinheiro. No entanto, como já dissemos antes, eles foram muito mais difíceis de serem feitos do que achamos que seriam inicialmente. Mas acreditamos que valeu bem a pena a espera para todos. Eles foram um empreendimento enorme e agora temos outras ideias para GTA Online que estamos trabalhando para entregar".



Uma adição que é frequentemente solicitada, é a capacidade de personalizar o seu apartamento. No momento, apartamentos dentro de uma faixa de preço semelhante têm interiores quase idênticos.

"Sabemos que os jogadores estão procurando algumas opções de personalização divertidas em seus apartamentos pessoais, e temos algumas ideias que estamos trabalhando no momento para futuras atualizações."

Quanto ao single-player, duas DLCs foram liberadas para GTA IV (The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony) mas nada foi mencionado para GTA V. Desde o seu lançamento, parece que o foco mudou para GTA Online. Há possibilidade de uma DLC do single-player de GTA V?

"No momento, nosso foco está em GTA Online, que superou as nossas expectativas. Atualmente, temos todos os membros-chave da equipe que lançou GTA V focados em apoiar GTA Online em todos os detalhes. A comunidade que temos sido capazes de promover é enorme, crescendo a cada dia e temos muitas ideias que ainda temos que por em prática no jogo. A evolução do GTA Online nessas plataformas mais recentes também é uma perspectiva excitante e o poder desses sistemas vai nos permitir a alcançar ainda mais."

Fonte: IGN
Tradução: Jornal GTA

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