Como outros jogos da Rockstar influenciaram Red Dead Redemption 2

Por: Miguel Stadnicki
A Rockstar Games está prestes à lançar o que está sendo propagado como o seu jogo mais ambicioso até agora. Oito estúdios interligados trabalharam em Red Dead Redemption 2, o jogo que, para muitos especialistas que já tiveram a oportunidade de jogar, vai mudar para sempre o gênero de mundo aberto.

Não é a primeira vez que a Rockstar se propõe a fazer um jogo tão ambicioso. Na verdade, já é uma marca registrada da empresa a habilidade de se superar em cada novo projeto. A experiência de ter trabalhado em muitos dos melhores games da história fez com que, com RDR 2, não seja diferente.
Algumas das evidências dessa experiência podem ser vistas nas influências que cada jogo anterior tem sobre o jogo. Um pouco dessas influências você pode conferir à seguir:

GTA San Andreas
O GTA San Andreas provavelmente foi o jogo mais ambicioso da sua época. O tamanho do mapa e a possibilidade de viajar por três cidades distintas em inúmeros tipos de veículos, barcos e aviões era algo jamais visto anteriormente. Além disso, outras mecânicas também chamavam a atenção, como a capacidade de fazer com que CJ malhe e fique mais forte, exagere no x-burguer e engorde, ou coma muito pouco e emagreça. Além das barras de resistência, sex-appeal e etc.

Estas mecânicas não foram reaproveitadas por nenhum outro jogo da Rockstar posteriormente, mas farão uma aparição - bem mais evoluídas - no Red Dead Redemption 2. Da mesma forma que era possível em GTA SA, você poderá fazer com que Arthur Morgan engorde caso coma demais ou emagreça caso coma de menos e faça poucos exercícios. Além de outras coisas como, se Arthur correr muito, sua resistência aumenta, se Arthur nadar muito, sua capacidade pulmonar é melhorada e assim por diante. Também é possível cuidar da aparência de Arthur e isso influenciará em como o mundo ao redor irá reagir à ele. Com o tempo, Arthur ficará sujo e seu cabelo e barba crescerão. Se você não manter a higiene de Arthur no mínimo tolerável, as pessoas irão querer ficar distantes e até reclamar do seu cheiro. É interessante ver essas mecânicas que eram tão queridas em GTA San Andreas voltando agora em um jogo de última geração.


Bully
Mais uma vez a Rockstar saiu da zona de conforto e nos agraciou com um dos jogos favoritos de todo fã da desenvolvedora. Bully saía um pouco do que se era comum de ver em games da época. O jogo contava a história de Jimmy Hopkins, um garoto claramente perturbado que um é típico adolescente valentão dos filmes que assistimos desde crianças. Entrar na pele de Jimmy proporcionava para muitos jogadores alguns dos momentos mais marcantes e divertidos que se poderia ter em um videogame, mas não só isso.

Bully foi um dos primeiros jogos à ter uma ampla gama de possibilidades de interações com NPCs. Você poderia falar ou realizar ações com praticamente todos os estudantes da Bullworth Academy. Jimmy poderia cumprimentar alunos, assustar os nerds, beijar garotas e até pedir desculpas para alguém que ele tenha deixado furioso. Essas mecânicas foram marcantes e estarão de volta de forma muito aprimorada em Red Dead Redemption 2. Pelas informações que nos foram apresentadas até agora, você poderá interagir com todos os personagens e NPCs do mundo de RDR 2, com amplas opções de interação. Você poderá cumprimentar transeuntes, ameaçar testemunhas, pedir para que xerifes e policiais façam vista grossa, ajudar estranhos, puxar brigas sem nenhum motivo... Segundo a Rockstar, são infinitas as possibilidades de interação no jogo.


L.A. Noire
A gente já viu que a Rockstar não é muito de ficar em zona de conforto e L.A. Noire é mais uma prova disso. O jogo de investigação policial foi um dos mais impressionantes da geração passada de jogos por sua narrativa, realismo gráfico e complexidade nas missões de investigação. Mais uma vez a Rockstar inovou no quesito interação com personagens. Não que você pudesse interagir com NPCs como em Bully, mas a forma que a narrativa trabalhava com personagens da história eram dignas de se admirar.

Não sabemos muito sobre a história e as missões de Red Dead Redemption 2, mas pelo que ouvimos dos que já jogaram, as missões terão algumas semelhanças com L.A. Noire no quesito narrativa e personagens. Outra influencia de L.A. em RDR 2 é a capacidade de interagir com objetos no cenário. No jogo de detetives, Cole Phelps poderia interagir com diversos itens em uma casa ou algum outro ambiente, tenham esses objetos alguma importância ou não. A mesma coisa será possível no novo jogo de faroeste. Arthur poderá interagir com objetos em lojas, casas e no acampamento. Alguns objetos poderão ser importantes para contar a história do lugar onde estão situados. Então, assim como em L.A. Noire, é bom ficar atento aos objetos nos locais, pois podem esconder vários detalhes bacanas.


GTA IV
A Rockstar se superou mais uma vez no gênero de mundo aberto em Grand Theft Auto IV. Mas não por causa de tamanho de mapa ou variedade de interações, mas pela construção do mundo. A Liberty City de Niko Bellic parecia viva, do seu próprio jeito. Você poderia seguir um pedestre e ver ele realizando seus afazeres diários, os NPCs reagiam de muitas formas à sua presença no mundo, parecia mesmo uma cidade normal.

Um dos pontos mais memoráveis de GTA IV era a interação com a família e amigos de Niko, que poderiam ligar para ele para saírem pela cidade e realizarem diversos tipos de atividades como jogar boliche, dardos, sinuca, beber e até irem para clubes de strip-tease. Esse tipo de interação estará de volta em Red Dead Redemption 2, só que de uma maneira bem mais aprimorada e um pouco menos inconveniente. Arthur poderá realizar várias atividades com os membros do acampamento, que podem ir de dançar ou contar histórias ao redor da fogueira, até atividades mais complexas como ajudar em favores ou roubos.


Max Payne 3

Max Payne 3 pode até não ser um exemplo de realismo, já que era um jogo em que você poderia estar pendurado em um helicóptero atirando em mísseis no céu, ou sozinho acabar com uma facção criminosa nas favelas de São Paulo (qual é, todo mundo sabe que isso é impossível), mas suas mecânicas de combate com armas ainda são umas das mais divertidas dos videogames.

Assim como em MP3, em Red Dead Redemption 2 você não poderá carregar inúmeras armas por aí. Se você quiser utilizar um rifle em Red Dead Redemption, terá que guardar a pistola no coldre. Se quiser usar a pistola, terá que segurar o rifle com a outra mão. Se quiser usar dois revólveres simultaneamente, você terá que, ou guardar seu rifle na cela do cavalo, ou largar por aí e voltar par buscar depois. Não espere uma roda de armas infinitas que saem sei lá de onde. Além disso, outra coisa que foi reaproveitada de Max Payne em RDR 2 é a "killcam", que adiciona uma câmera cinematográfica para o último inimigo morto em combate. Essa câmera, dependendo de como esteja sua honra no jogo, pode variar de um ângulo mais "heroico" até um mais "brutal".


GTA V
Grand Theft Auto V é o jogo que vai perder o posto de jogo mais ganancioso da Rockstar para o Red Dead Redemption 2 e é óbvio que algumas das mecânicas do jogo estarão presentes em RDR 2.

Assim como em GTA San Andreas, GTA V também teve barras de habilidades que melhoravam à medida que o jogador realizasse ações pelo mundo. Mas obviamente a mecânica de GTA V era bem superior. Assim como em GTA, o RDR 2 terá a barra de habilidade em tiro, que aumentará à medida que você acertar tiros nos inimigos. GTA V também foi o primeiro jogo da Rockstar à implementar o modo de primeira pessoa. Depois da experiência, a empresa vai repetir a dose em RDR 2 e o jogo inteiro poderá ser jogado na perspectiva de primeira pessoa. Dessa vez, muitos tipos de configurações estarão presentes para essa câmera, como a opção de tirar a cabeça do cavalo da frente enquanto cavalga por que alguém faria isso? e mudar o ângulo de visão.


GTA Online
GTA Online é a maior experiência multiplayer de um jogo da Rockstar Games e é considerado por muitos uma grande inovação no universo de mundo aberto online. Nele, você tem a possibilidade de andar livremente pelo mundo de GTA V, podendo comprar casas, apartamentos, carros, escritórios e até mesmo montar o seu próprio império criminal, tudo isso com outros jogadores que também estão fazendo a mesma coisa.

Pouquíssimo se sabe sobre o modo online de Red Dead Redemption 2, mas já foi confirmado que terá influências de GTA Online. Você poderá ser um cowboy ou cowgirl, andar livremente pelo mapa, possuir cavalos, ter acampamentos e muitas outras coisas que ainda não sabemos. Se realmente for parecido com GTA Online, podemos esperar várias atividades criminosas, comandos e atualizações periódicas de conteúdo. Quem sabe até cavalos voadores com mísseis teleguiados, não é mesmo? Brincadeirinha. Assim como foi com GTA Online, o Red Dead Online será lançado algumas depois do RDR 2, em uma atualização gratuita.


.

Comentários