Diretor de The Last of Us critica "falta de liberdade" em Red Dead Redemption 2


Por: Bruno Galvão (Eurogamer)
Red Dead Redemption 2 é o mais recente blockbuster da Rockstar Games e foi aclamado como um dos maiores lançamentos de 2018.

Perante um jogo desta magnitude e aguardado com tanta ansiedade, nem os criadores de games conseguem resistir e eles também iniciaram a sua jornada com Arthur Morgan.

Bruce Straley, ex-Naughty Dog e diretor de The Last of Us, é um desses criadores que jogou o jogo, mas ele sente que o jogo não dá ao jogador a liberdade da forma que deveria.

Red Dead Redemption 2 recebeu rasgados elogios por parte da crítica e dos fãs, mas existem alguns elementos que não agradam a todos e Straley acredita que a Rockstar reduz exageradamente a liberdade do jogador nas missões de história.

Em conversa com Matthew Gallant, engenheiro de software na Naughty Dog, que elogiou a forma como a Rockstar conduziu uma das cenas mais épicas de Red Dead Redemption 2, Straley comenta que o preço pago pelo jogador também é elevado.

"O jogo me matou quando tentei flanquear nessa missão - assim como acontece em muitas missões de história em RDR2", disse Straley.

"Querem que eu faça o que a história exige e frequentemente abafam as minhas escolhas. O ambiente era aberto e eu tinha as habilidades, mas me castigaram por tentar pensar por mim próprio, ao invés de me premiar."

Straley defende que sacrificar a escolha do jogador para alcançar um tom épico contraria o propósito que a Rockstar Games tenta alcançar.

"Diria que remover a escolha do jogador para alcançar 'histórias épicas' prejudica por completo o poder da interatividade. Por isso, acaba NÃO sendo épico, pois acabo ficando frustrado que o jogo não confie em mim."

O diretor de The Last of Us acrescentou ainda que, "assim sendo, estou simplesmente cumprindo requisitos para ativar cutscenes."

Gallant respondeu a Stralley dizendo que, "concordo totalmente! As missões de história são épicas, mas super frágeis. Fico contente que RDR2 faça um esforço para permanecer dentro dos controles centrais, mas gostaria que tolerassem mais desvios sobre o percurso dourado e permitissem mais escolhas do jogadores."

"É especialmente perceptível em RDR que algumas das escolhas que você quer fazer (como flanquear o inimigo, planejar uma abordagem diferente) são totalmente suportadas pelas mecânicas principais e motivações do personagem."

E você? Concorda que Red Dead Redemption 2 alcança o seu tom épico ao sacrificar a liberdade do jogador nas missões de história?

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Fonte: Eurogamer

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