Por: Miguel Stadnicki
A noite desta segunda-feira (04/12) foi mais movimentada do que o esperado para a Rockstar Games e seus fãs. Com o lançamento previsto para o dia seguinte (05/12), o trailer de anúncio do extremamente aguardado GTA 6 foi vazado por uma conta no X (antigo Twitter).
Imagem: Rockstar Games |
Como é de se esperar quando se trata de algo tão substancial sobre um game que está constantemente nos trending topics (sem nem mesmo ter sido anunciado oficialmente até então), as imagens rapidamente começaram a circular e pessoas já estavam assistindo ao trailer com muitas horas de antecedência.
Igualmente rápida foi a velocidade dos esforços para a equipe da Rockstar Games e Take-Two Interactive de tirar o conteúdo do ar. Em poucos minutos, o vídeo foi excluído e a conta responsável pelo vazamento foi suspensa. Porém, os poucos minutos foram o suficiente para os internautas baixarem o vídeo e compartilharem em todos os quatro cantos da internet. A empresa se viu diante de mais um pesadelo envolvendo vazamentos de seu jogo mais aguardado e precisou tomar uma difícil decisão.
A Rockstar havia iniciado sua potente estratégia de marketing para o novo título da franquia na sexta-feira (01/12), com o anúncio da data de lançamento do trailer. Com mudanças sem precedentes em todas as suas redes sociais e em seu site oficial, o tweet oficial da empresa no X já contava com 185 milhões de visualizações e 2 milhões de curtidas. É o tweet sobre um videogame mais visto e mais curtido da história. Haviam grandes planos para o momento que o trailer fosse publicado na terça-feira.
Não se sabe com certeza quem foi o responsável pelo vazamento do trailer e nem o motivo. Rumores indicam que um funcionário do YouTube poderia estar por trás do crime, mas é algo que ainda está para ser confirmado. O que se sabe é que, se a ideia foi, de alguma forma, tentar diminuir ou frustrar o impacto que esse conteúdo causaria no universo dos games, pode-se dizer que a tentativa foi um imenso fracasso.
Às 20:10 no horário de Brasília, a Rockstar Games tomou a decisão de alterar todo o seu planejamento e antecipar o lançamento do trailer. Aqueles que já estavam esperando ansiosamente ao longo do dia e já haviam marcado presença na estreia publicada pela empresa no YouTube, receberam uma inesperada notificação de que o vídeo já estava no ar. Outros, foram pegos completamente de surpresa quando a notícia começou a se espalhar: Grand Theft Auto VI está entre nós e o trailer já está disponível.
Os primeiros minutos foram puro caos. Devido ao lançamento precoce, o vídeo oficial aparecia com o título e thumbnail errados, ainda indicando a estreia para o dia seguinte. Sem a oportunidade de fazer um anúncio digno de seu tamanho nas redes sociais, a Rockstar fez apenas um tweet com um tom melancólico, mas sem perder seu toque de humor característico: "Nosso trailer vazou, então, por favor, assistam ao vídeo real no YouTube".
A empresa nunca teve a tradição de criar grandes anúncios em suas estratégias de marketing. Em seus últimos lançamentos, GTA V e Red Dead Redemption 2, o padrão foi o mesmo: pequenas publicações em suas redes sociais que simplesmente paravam a internet. O primeiro trailer de GTA V foi lançado quase que de surpresa, com uma pequena contagem regressiva no site oficial da empresa apenas um dia antes. Com RDR 2, o anúncio do primeiro trailer veio com apenas dois dias de antecedência, com uma publicação nas redes sociais que iam bem direto ao ponto. Todo o mistério e suspense construído em volta do anúncio de GTA 6 era uma novidade nos padrões da empresa. Porém, com o infortúnio do conteúdo vazado, a Rockstar foi forçada a "voltar às origens".
Como já é possível perceber a essa altura do campeonato, nenhuma adversidade foi suficiente para intimidar o impacto do anúncio. Não demorou muito para as últimas horas do que parecia ser apenas mais uma segunda-feira comum na internet se transformar em um grande alvoroço. Em questão de minutos, o assunto "GTA 6" ficou em primeiro lugar no X e, aparentemente, em todas as outras redes sociais. Até mesmo as bolhas do universo gamer foram furadas, com a notícia sendo divulgada por jornais regionais e até mesmo perfis de fofoca do Instagram. Só se falava em uma coisa: o trailer de GTA 6 e sua "primeira protagonista feminina da franquia" (que não é bem verdade, já que no primeiro GTA, onde você podia escolher o personagem com quem queria jogar, haviam quatro protagonistas femininas jogáveis). Em três horas, o vídeo oficial no YouTube já contava com mais de 20 milhões de visualizações.
Não há quem tenha dúvidas sobre o tamanho do impacto que a franquia possui na cultura e na sociedade em geral. A iconografia e a qualidade de Grand Theft Auto já faz parte da infância e da vida de algumas gerações de pessoas, desde aqueles que jogaram os primeiros GTAs quando mais novos e cresceram acompanhando a evolução da franquia, até aqueles que tiveram a oportunidade de consumir os jogos apenas em GTA V e GTA Online. A importância e a influência da franquia no mercado dos games e no ramo do entretenimento em geral é gigantesco e o tamanho deste anúncio de GTA 6 é a prova disso.
O que também é gigante, é o tamanho dos riscos sem precedentes que a Rockstar precisa correr. Nenhuma outra empresa do ramo dos games conseguiu alcançar o escopo que a desenvolvedora atingiu com Grand Theft Auto ao longo dos anos, furando bolhas, estabelecendo patamares e chegando à públicos que outras empresas jamais chegaram. O devastador sucesso dos últimos lançamentos da Rockstar os trouxeram muitos frutos, sem dúvidas, mas também trouxeram muita atenção indesejada de pessoas intencionando se promover em cima dessa popularidade. Desde inofensivos YouTubers que se esforçam para ganhar cliques a qualquer custo com teorias mirabolantes sobre GTA, até empresas duvidosas que fazem anúncios fakes utilizando imagens de seus jogos, a Rockstar sempre precisou lidar com o preço da fama, mas, nos últimos anos, o preço está ficando cada vez mais alto, afetando o desenvolvimento dos seus jogos e suas campanhas de publicidade.
Infelizmente, não é a primeira vez que a empresa sofre com seus conteúdos sendo vazados. No ano passado, um adolescente de 17 anos foi responsável pelo maior vazamento da história dos jogos. Cerca de 90 clipes de GTA 6 no início de seu desenvolvimento foram postados em um fórum e rapidamente se espalharam pela internet, por onde circulam até hoje, apesar dos esforços da Take-Two de retirá-los do ar. O mesmo adolescente já havia ficado conhecido por ter sido responsável por hackear o aplicativo da Uber pouco tempo antes. Esse tipo de crime nem sempre é cometido com a intenção de ganhar dinheiro ou algum bem material, mas com a intenção de se vangloriar das habilidades de conseguir infiltrar a segurança de grandes empresas, principalmente de empresas relevantes e notórias, como é o caso da Rockstar Games e o desenvolvimento ultrassecreto do jogo até então.
Os danos que esse tipo de vazamento causam à uma desenvolvedora de games são imensos. Afetam tanto o moral da equipe, que não gostariam de ver o seu trabalho em estágios iniciais sendo expostos ao público, quanto os processos de publicidade dos jogos que, no caso da Rockstar, envolve justamente todo um suspense e uma construção de hype. Graças aos vazamentos do ano passado, o público já foi capaz de saber informações importantes sobre o jogo, como a cidade em que se passará (Vice City) e a dupla de protagonistas (Jason e Lucia), detalhes que, com certeza, a empresa gostaria que os jogadores soubessem de outra forma. O impacto negativo desse tipo de acontecimento foi deixado claro por um movimento natural de desenvolvedores que, na época, mostraram solidariedade à Rockstar Games e compartilharam imagens do desenvolvimento inicial de seus games para mostrar ao público como um jogo pode ter a aparência completamente diferente em seus estágios iniciais.
Sem dúvidas, o vazamento de segunda-feira também afetou negativamente a equipe, que não teve a oportunidade de divulgar o game da forma que gostariam. Alguns desenvolvedores que estão trabalhando no jogo, inclusive, publicaram seu descontentamento em suas redes sociais, afirmando que gostariam de estar presenciando esse momento perto de seus colegas de trabalho (o trailer estava previsto para sair às 9h da manhã no horário local), mas que estavam felizes de poderem finalmente compartilhar com o público o projeto no qual estão trabalhando há tantos anos.
"Eu não irei assistir isso até eu estar no escritório com as pessoas que fizeram o jogo comigo e trabalharam duro pra c*** para fazer isso acontecer." |
Não se sabe ainda como este último vazamento poderá ter um grande impacto no desenvolvimento do jogo, que tem lançamento previsto para 2025, mas, sem dúvidas, a Rockstar e a Take-Two precisam alinhar, de forma definitiva, as medidas de segurança do desenvolvimento de GTA 6. Por mais que se comprove a responsabilidade de um funcionário do YouTube neste caso, as empresas precisam estar preparadas para conter intervenções que possam afetar o desenvolvimento do jogo neste próximo ano.
Apesar deste início turbulento, nada foi capaz de diminuir a empolgação e o interesse dos jogadores pelo novo título da franquia Grand Theft Auto. Em todas as publicações, pessoa elogiam a extrema qualidade do que foi apresentado no trailer e parabenizam a empresa pelo trabalho desenvolvido até o momento. Nem mesmo a previsão de lançamento ainda distante pareceu desanimar o público que, mesmo depois de 10 anos desde o último lançamento da franquia, ainda permanece firme e forte na espera para poder embarcar na incrível viagem para a cidade de Vice City.
No momento em que escrevo este texto, o vídeo oficial no YouTube já conta com mais de 70,8 milhões de visualizações e 7,7 milhões de likes, caminhando para ser o trailer de videogame mais assistido nas primeiras 24 horas.
Grand Theft Auto VI será lançado em 2025 para PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Ainda não há lançamento previsto para PC.
Comentários
Postar um comentário