Os 10 segredos mais interessantes de Red Dead Redemption:

Sabemos que todos estamos ansiosos pelo próximo jogo, mas ainda temos alguns meses de espera pela frente. O Red Dead Redemption original foi um verdadeiro sucesso, sendo aclamado positivamente pelas críticas ao redor do mundo. Não é à toa que queremos tanto voltar logo a este mundo de Velho Oeste e cavalgar pelas suas pradarias áridas, trocar tiros com bandidos e realizar as centenas de tarefas que estarão disponíveis no jogo.

Mas não precisa se desesperar. Para tornar a espera um pouco menos difícil, decidimos criar um artigo onde listamos 10 curiosidades sobre Red Dead Redemption que você provavelmente ainda não viu. Claro que haviam mais, mas resolvemos restringir-nos às mais estranhas, assustadoras e surpreendentes. Apesar de muitas delas não terem sido confirmadas ou desmentidas, a maior parte são tão óbvias que não há mesmo como negar. Confira abaixo:

10. Clint Eastwood. Obviamente.

Em um jogo que transborda temática de western, certamente não poderia faltar uma homenagem a um dos personagens mais icônicos da história cinematográfica do velho oeste - em um cemitério de Blackwater, há uma lápide com o nome Clinton Underwood - "um empresário honesto que morreu pobre", revela a inscrição na lápide, obviamente referindo-se ao nome do ator e diretor Clint Eastwood. Além disso, existe ainda uma segunda homenagem ao ator, deste vez referindo-se diretamente ao personagem inventado por Sergio Leone e interpretado por Eastwood - no cemitério onde você conhece Seth pela primeira vez, existe mais uma lápide que diz "A cowboy, without a name" - um cowboy sem nome. Esta é uma referência óbvia ao personagem de Clint Wastwood no filme Por um Punhado de Dólares.

9. Lápide com referência a Halo.

As lápides em Red Dead Redemption escondem mesmo muitos segredos. Uma das lápides possui a frase "Wake me... if something interesting happens" - traduzido como "Me acorde... caso algo interessante aconteça". Esta frase é uma referência direta a uma fala dita por Master Chief durante a cena pós-créditos de Halo 3. Antes de entrar em sono criogênico, Master Chief diz à Cortana "Wake me... If you need me" - "Me acorde... Se precisar de mim".

8. There Will Be Blood.

Mais uma referência a um filme - existe uma cidade chamada Plainview localizada na fronteira do jogo que é uma referência mais ou menos óbvia ao personagem Daniel Plainview no filme de 2007, There Will Be Blood (Sangue Negro, no Brasil).  Na área de Plainview no jogo, existe um acampamento com tendas e várias torres de perfuração de petróleo - no filme, Daniel Plainview é um extrator de petróleo obcecado pelo seu trabalho. O homem que muitas vezes pode ser visto circulando pela região também parece ter uma certa semelhança com o personagem de Daniel Day-Lewis no filme.

7. Cronologia ao avesso.

Este Easter Egg vem um pouco na mesma linha de um anterior - vá até a Capela de Blackwater na região de Great Plains no território de West Elizabeth. Existe uma sepultura ao lado da capela de um homem chamado Harrison Cherry, que morreu em 1968. 1968? Sim, você leu certo. Este homem morreu 64 anos DEPOIS dos eventos do jogo. Haveria alguma razão especial para a inclusão deste detalhe?

Outras tumbas possuem frases hilárias, como "Um mineiro foi para baixo da terra, de vez"; "Morreu de diarréia crônica"; "Nunca tente ordenhar um touro". Há também uma que diz "He'll never dance with another" - "Ele nunca mais dançará com outra" - fazendo referência à uma canção dos Beatles,  I Saw Her Standing There. Conhecem mais alguma?

6. Segregação?

Nos arredores de Thieve's Landing, existe uma pequena barraca junto ao rio que está ocupada por uma mulher da pradaria e um homem negro que usa um casaco laranja. Apesar disso não ter sido confirmado, acredita-se que se trata de uma referência à segregação que existia por volta de 1900, em que era proibido que uma mulher branca/negra se apaixonasse ou casasse com um homem branco/negro. Uma vez que se tratava de um ato criminoso, caso fossem descobertos, seriam enforcados.

5. The Hills Have Eyes.

O pessoal da Rockstar tem um apreço gigantesco por filmes. E também por filmes de terror. Este Easter Egg está relacionado com um clássico de terror (conhecido como Viagem Maldita, no Brasil) de Wes Craven, de 1977 e o seu remake de 2006. Em Red Ded Redemption, existem vários canibais escondidos nas colinas dos desertos, à espera de que andarilhos ingênuos passem pelo seu território - em uma das missões do jogo, John conhece um destes canibais, conhecido como Forester. Ele dá mesmo a entender que existem outros canibais escondidos na área, imitando a narrativa do clássico e terror. Tudo isso pode ser visto na missão "American Appetites". Será coincidência?

4. Cidade Assombrada.

A cidade de Tumbleweed em Red Dead Redemption possui um mistério em torno dela. Muitos fãs de Red Dead especulam que o cavalo que faz spawn nessa área está possuído pelo diabo. Quando entramos na igreja de Tumbleweed, podemos mesmo ver as palavras "THE DEVIL HAS GOT THAT BEAST" escritas no topo de um altar - O DIABO ENTROU NA BESTA.

Quem já jogou Red Dead Redemption e teve a decência dede ler os jornais do jogo, deve ter visto notícias sobre a cidade fantasma de Tumbleweed, em New Austin, que também revelam a aparição de fantasmas e outros tipos de fenômenos sobrenaturais na região - há inclusive uma mansão abandonada em que é possível ouvir murmúrios e lamentos mas, como se isso não fosse suficientemente assustador, podemos ouvir também um cão rosnando constantemente. Existe apenas um pequeno problema: não há cão algum.

3. Gollum.

Seth Briars
Moses Forth
O personagem de Seth Briars é claramente inspirado na figura do Gollum, o personagem do Senhor dos Anéis que é obcecado pelo Anel e muitas vezes se refere a ele com a icônica frase "O meu precioso". Da mesma forma, Seth, em várias ocasiões, tem movimentos e modo de falar semelhantes aos do personagem do filme. O parceiro de Seth, Moses Forth, também é outra representação de Seth, mas sem a loucura - no segundo filme da saga O Senhor dos Anéis, há uma cena em que podemos ver Gollum, também conhecido como Smeagol, antes de ter sido arruinado pela sua obsessão com o anel, e a sua aparência é semelhante a de Moses.

2. Chupacabra, Pé Grande, 4 cavalos do Apocalipse, unicórnio.

A Rockstar tem um fascínio por animais míticos. Os mesmos são, já há anos, associados à outra grande saga da produtora, GTA, mas os mesmos voltam à fazer uma aparição na DLC de Red Dead Redemption, Undead Nightmare.

Apesar de não se adequar 100% à definição de Easter Egg, é de certa maneira tão louco que não poderíamos deixar  de incluir neste artigo. Para quem não conhecia, você pode caçar 7 animais mitológicos na DLC de RDR: os 4 cavalos do Apocalipse (Guerra, Fome, Peste e Morte), um chupacabra, um Pé Grande e, até mesmo, um unicórnio.

1. Prenúncio da Primeira Guerra Mundial.

Num jornal disponível em Blackwater, número 213, há uma referência direta à Primeira  Guerra Mundial, declarando que a Europa está em guerra por razões desconhecidas. O artigo revela que a Alemanha está lutando contra a França, a Grã-Bretanha lutando contra os Otomanos e que a Austrália, de forma sábia, decidiu lutar contra a Áustria. Além disso, o artigo revela ainda que um homem nobre foi morto em Saravejo - acredita-se que seja uma referência a Franz Ferdinand, já que este foi o evento considerado o estopim da Primeira Guerra Mundial.

O artigo continua explicando que a Rússia regozija-se em toda a sua glória e que a Polônia se queixa de seus vizinhos "horríveis". Esta parece ser uma referência clara à propaganda, dizendo também que os políticos e monarcas alertaram o povo que tudo acabaria durante o Natal. A última linha da notícia revela que os Estados Unidos da América decidiram permanecer neutros na guerra - algo que realmente aconteceu. Tendo em mente que Red Dead Redemption se passa no ano de 1911, podemos então concluir que o jogo existe em nosso universo.


Conhece mais alguma curiosidade interessante sobre Red Dead Redemption? Compartilhe conosco nos comentários!






Matéria: Eurogamer PT
Adaptação: Jornal GTA

Comentários